-
Arquitetos: Colle-Croce
- Ano: 2012
-
Fotografias:Gustavo Sosa Pinilla
-
Fabricantes: ACINDAR, VASA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada em um terreno de 10 metros de frente e 33 de profundidade no Vicente López, bairro residencial ao norte de Buenos Aires. A área tem uma densidade muito baixa, com algumas casas sem recuo lateral e outras, com. As casas afastadas dos muros de divisa de lote são cercadas por uma vegetação exuberante.
Através de uma sequência de pátios de tamanhos variados (abaixo, acima ou no nível do térreo) define-se a organização dos ambientes da casa, percursos e expansões. O programa resolve-se em dois pavimentos e um porão, que é iluminado e ventilado por um pátio inglês.
No térreo, um núcleo composto por cozinha, escada e WC articula e delimita os diferentes espaços. O hall funciona, também, como uma sala de espera para o escritório que, devido ao uso de elementos de fechamento, tem sua privacidade resguardada. As salas de estar e de jantar integram-se com a cozinha e a sua relação com o exterior é feita através janelas de vidro com esquadrias de madeira. Essas aberturas são protegidas da chuva e do sol por um beiral. Através delas é possível ter uma vista arborizada na direção norte.
No andar de cima, a escada alinha-se com um pátio e uma sala íntima separa o quarto principal do quarto das crianças. A expressão material deste projeto é definida pela estrutura de concreto aparente e o uso de madeira nos fechamentos, vãos, venezianas e pisos.